OPA AO BCP, PROPOSTA A VARSÓVIA
BOA NOITE, POLÓNIA.
INFELIZMENTE ENCONTRO-ME COMPLETAMENTE SÓ NO GOVERNO DO MEU PAÍS.
QUER AO NÍVEL SÓCIO-ECONÓMICO, QUER AO NÍVEL FINANCEIRO.
COMO SABEM, ONTEM AFIRMEI EM RELAÇÃO À OPA DO BCP SOBRE O BPI, QUE ESTA OPERAÇÃO NÃO ME INTERESSAVA DO PONTO DE VISTA CONCORRENCIAL, ATÉ PORQUE PRETENDO ESTABELECER JUNTO DOS PARCEIROS EUROPEUS UMA PLATAFORMA DE ENTENDIMENTO ECONÓMICO SOBRE A GESTÃO DE CAPITAIS MÓVEIS QUE, IMPLICA O ESTABELECIMENTO DE REGRAS IDÊNTICAS DENTRO DA COMUNIDADE EUROPEIA, DE APROXIMAÇÃO AO MERCADO; MUITO EM ESPECIAL, COM A ENTRADA DA ROMÉNIA E DA BULGÁRIA, À ZONA EURO. DISSE TAMBÉM, QUE O BPI SERVIA UMA FAIXA DE MERCADO DE MUITO INTERESSE PARA O ESTADO, SENDO QUE AS MÉDIAS EMPRESAS DE ALGUM PORTE E DE ALGUMA PROJECÇÃO, SÃO O VERDADEIRO SUSTENTÁCULO DA ECONOMIA; DISSE IGUALMENTE QUE PARA O BANCO BPI SE DEFENDER DESTA OPA DO BCP, OU DE OUTRA OPERAÇÃO AGRESSIVA DE FUSÃO, NECESSITAVA DE OBTER UM ACCIONISTA RELEVANTE QUE IMPEDISSE A CONSTRUÇÃO DA OPERAÇÃO (QUE EM PRINCÍPIO SERIA O PRÓPRIO ESTADO, QUER POR VIA DE OUTRAS EMPRESAS DE GESTÃO FINANCEIRA, QUER POR VIA DAS FUNDAÇÕES GERIDAS PELA FORÇA LEGAL DE NOMEAÇÃO POLÍTICA).
QUANTO AO BCP, DADO QUE PARTILHA DE CAPITAIS MISTOS COM GRANDES EMPRESAS FORNECEDORAS DE SERVIÇOS AO ESTADO (QUE, POR SUA VEZ SÃO ELAS MESMAS CREDORAS DE DÍVIDAS A LIQUIDAR), TORNAR-SE-IA EM PRINCÍPIO IMPRATICÁVEL, OFERECER UM PREÇO SOBRE UMA OPERAÇÃO DE COMPRA TOTAL E DIRECTA, APENAS ATRAVÉS DE UM VALOR POR ESTIMATIVA OU POR APROXIMAÇÃO, REFERNTE A ESTA ENTIDADE BANCÁRIA.
ORA BEM, VARSÓVIA, REFLECTINDO SOBRE AS CISRCUNSTÂNCIAS ACTUAIS, PORTUGUESAS, EUROPEIAS E MUNDIAS ESTOU INCLINADA PARA UMA COMPETIÇÃO ESTRATÉGICA DE MERCADO, QUE CONVIDO A POLÓNIA A PARTICIPAR, SE ASSIM O ENTENDER.
A POLÓNIA É UM PAÍS EM FORTE DESENVOLVIMENTO, POIS INICIOU A CORRIDA NA COMUNIDADE EUROPEIA JÁ COM ALGUM CONHECIMENTO DOS VÍCIOS FINANCEIROS; É UM PÁIS MUITO RICO, E QUE NECESSITA CONCERTEZA DE INFRA-ESTRUTURAS DE GRANDE ENVERGADURA, PARA A SUA ECONOMIA NÃO ARREFECER DENTRO DA MACROESTRUTURA INDUSTRIAL PRÉ-ESTABELECIDA NA EUROPA.
A MINHA BANCA É UM MAU NEGÓCIO. NÃO ME SERVE POLITICAMENTE PARA RIGOROSAMENTE NADA.
NO ENTANTO, DENTRO DOS GRUPOS FINANCEIROS PRIVADOS, UNS SÃO MELHORES QUE OUTROS.
O BCP TEVE UMA APROXIMAÇÃO IMPORTANTE PARA O GRUPO, EM XANGAI.
XANGAI, NÃO ME DIZ NADA ECONOMICAMENTE. O MEU PÁIS NÃO TEM QUALQUER IMPORTÂNCIA NO MERCADO CHINÊS, A NÃO SER TALVEZ PARA PRODUCTOS JÁ CONSAGRADOS MUNDIALMENTE.
EU ESTOU MAIS INTERESSADA NA EUROPA.
A ESPANHA É O MEU INIMIGO NÚMERO 1. PORTUGAL NÃO TENDO GRANDE CAPACIDADE DE PRODUÇÃO, É TOTALMENTE TRANSPARENTE.
GRANDES EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO, (E COMO SABEM, PORTUGAL AINDA HÁ TRINTA ANOS EXECUTAVA OBRAS DA GRANDEZA DE CAHORA BASSA), NÃO ESTÃO A CONSTRUIR NA EUROPA.
PARA A POLÓNIA PENSO QUE SERIA IMPORTANTE ESTABELECER-SE NA CHINA.
E, PARA PORTUGAL ERA IMPORTANTE ESTABELECER-SE NO LESTE EUROPEU.
OS PREÇOS PORTUGUESES ESTÃO ADPATADOS À NATUREZA ECONÓMICA DO LESTE. GRANDES OBRAS PÚBLICAS, SÃO DE LIQUIDEZ IMEDIATA.
A ACRESCER A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ASSOCIADOS, QUE DO PONTO VISTA DE SEGURANÇA SÃO DE BENEFÍCIO MÚTUO.
PORTANTO, UMA OPERAÇÃO DE FUSÃO SOBRE O BCP TRAZ UMA DUPLA VANTAGEM.
EU ELIMINO OS CRÉDITOS DEVIDOS AOS GRANDES ACCIONISTAS DO BCP, PROPONDO-LHES LIQUIDEZ DE CAPITAL, AINDA QUE SOBRE REGRAS DEFINIDAS PELO ESTADO.
ELIMINAR OS CRÉDITOS EM FALTA, É UMA OPERAÇÃO JURÍDICA QUE NÃO NECESSITA DE APROVAÇÃO DESTE PSEUDO- SISTEMA POLÍTICO, PORTANTO NO MOMENTO EM QUE O MEU PAÍS OBTENHA SINAL POSITIVO (EFECTIVIDADE DA GARANTIA) A ESTA PROPOSTA, EU AUTORIZO O "DESBLOQUEIO" DO BCP.
COMO A POLÓNIA CALCULA, A MINHA PRODUÇÃO INDUSTRIAL (SE É QUE ALGUMA VEZ EXISTIU) É QUASE NULA FACE AOS GRANDES MERCADOS, EMBORA A QUALIDADE DE ALGUNS PRODUCTOS INDUSTRIAIS SEJA UM FACTO INQUESTIONÁVEL, PORTANTO É MEU OBJECTIVO, COMPETIR NA GLOBALIZAÇÃO COM O QUE DE FACTO TENHO EM CARTEIRA, PASSÍVEL DE SER REALIZADO EM VÁRIOS PONTOS DO MUNDO, POR UM LADO PAÍSES COM OS QUAIS PORTUGAL JÁ MANTÉM BOAS RELAÇÕES BILATERIAS E COM TODOS OS OUTROS PAÍSES, QUE QUEIRAM SER SERVIDOS EM QUALIDADE, DESTA ÁREA EM QUE SOMOS ESPECIALISTAS.
CUMPRIMENTOS,
ELSA DAVID
0 Comments:
Post a Comment
<< Home