Friday, January 19, 2007

"DENTRO DO GOVERNO DE OLIVEIRA SALAZAR"

O PROF. FRANCO NOGUEIRA FOI REGENTE DO CURSO QUE FREQUENTEI DE "RELAÇÕES INTERNACIONAL"; MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DE OLIVEIRA SALAZAR, A PARTIR DE 1961, ATÉ À SUA MORTE, NÃO EXERCENDO FUNÇÕES GOVERNATIVAS NO GOVERNO DE MARCELO CAETANO.
OLIVEIRA SALAZAR ERA PROFESSOR DE DIREITO FISCAL E ADMINISTRATIVO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, COM A SUA CÉLEBRE MEDIDA APÓS A REVISÃO CONSTITUCIONAL DE 1933, DE CRIAÇÃO DE UMA CENTRAL DE COMPRAS SUPERVISORA DOS GASTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, SALAZAR CONSEGUIU EFECTIVAMENTE ULTRAPASSAR A CRISE EXTREMA DA II GG, A TÍTULO EXCEPCIONAL DE POBREZA EXTREMA DA POPULAÇÃO.
OLIVEIRA SALAZAR ERA UM PROVINCIANO, POUCO ADAPTADO À VIDA DA CAPITAL, POUCO OU NADA VIAJADO, LIGADO AOS VALORES MUITO CONSERVADORES DO INTERIOR, AO "MACHISMO" EVIDENTE DA SOCIEDADE DA SUA ÉPOCA, AOS PRECONCEITOS SOCIAIS, E AO CULTO DO IMPERIALISMO CATÓLICO DOMINANTE.
TODO O SEU GOVERNO, FOI CONDUZIDO ATRAVÉS DESSA VISÃO PROVINCIANA DO MUNDO E DO PAÍS.
QUANDO CONFRONTADO NO INTERIOR DO SEU GOVERNO, POR HOMENS QUE PELA INERÊNCIA DAS SUAS FUNÇÕES, CONHECIAM AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PERCEBIAM A NATUREZA COSMOPOLITA DA EUROPA E DOS ESTADOS UNIDOS, E DA SUA INFLUÊNCIA JUNTO DA EX-COLÓNIAS, OLIVEIRA SALAZAR ERA IRREDUTIVELEMENTE IGNORANTE.
NÃO QUE ESSAS RAZÕES NÃO LHE COUBESSEM, QUANDO OLHAMOS O IMPÉRIO SOVIÉTICO; OU ATÉ MESMO, A HEGEMONIA NORTE-AMERICANA.
MAS OLIVEIRA SALAZAR NÃO ACOMPANHOU A EVOLUÇÃO FISCAL, NÃO DESENVOLVEU POLÍTICAS ECONÓMICAS E COMERCIAIS DAS RIQUEZAS DO ULTRAMAR, POR TEIMOSIA IGNORANTE EM NÃO PARTICIPAR ABERTAMENTE COM AS OUTRAS POTÊNCIAS COLONIAIS, NÃO PROMOVEU A EDUCAÇÃO, DESENVOLVEU UMA GUERRA (MUITO BEM CONDUZIDA MILITARMENTE) MAS COM DÉFICES MONSTRUOSOS NAS CONTAS PÚBLICAS, SEM VISÃO POLÍTICA PARA TERMINÁ-LA EM VANTAGEM DE PORTUGAL, TRATOU OS SEUS INIMIGOS POLÍTICOS COM A ARROGÂNCIA DO DINHEIRO, QUER FOSSE O PRÓ-AMERICANO HUMBERTO DELGADO, QUER FOSSE O PRÓ-SOVIÉTICO ÁLVARO CUNHAL.
IGNOROU TODA AS RARAS PESSOAS, AO LONGO DE DIVERSAS GERAÇÕES QUE, BRILHAVAM.
E PORTANTO, OLIVEIRA SALAZAR, ERA UMA MAU ECONOMISTA DE UMA POLÍTICA QUE VINGOU PELA MEMÓRIA DA II GG, E A QUEM FICOU A DEVER AOS COLONOS E PORTUGUESES QUE PASSARAM OU VIVERAM EM ÁFRICA, TODA UMA GRANDEZA LUSITANA QUE ELE DE FACTO, NÃO TEVE.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Blogger Indonesia