Friday, January 19, 2007

"OS CEM MELHORES PORTUGUESES", SEUS FIHOS DO UM CÃO, SRS. MILITARES!!!!

O POVO É LIVRE DE ESCOLHER; MESMO QUE O POVO, NA REALIDADE, NÃO TENHA LIBERDADE DE ESCOLHA; A LIBERDADE DE ESCOLHA É FEITA À LUZ DO CONHECIMENTO, ESSA É A VERDADEIRA LIBERDADE.
A DR. ODETE SANTOS NA DEFESA DO DR. CUNHAL, ENCONTRA-SE À VONTADE NA TESE QUE APRESENTA, POIS PERFILHA DA CONDUCTA POLÍTICA, IDEOLÓGICA DO HISTÓRICO LÍDER PARTIDÁRIO DO PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS.
MAS A DEFESA DE UMA INEGÁVEL PERSONALIDADE POLÍTICA PORTUGUESA, NÃO É A DEFESA DE PERSONALIDADES HISTÓRICAS, QUANDO ESTAS EXECUTARAM POR VIA DAS SUAS FUNÇÕES, OS MAIS ALTOS CARGOS NACIONAIS.
SÃO O CASO, OS MONARCAS DA COROA PORTUGUESA, D. AFONSO HENRIQUES E D. JOÃO II.
TOMEI CONHECIMENTO DO TEOR DA DEFESA DO NOSSO PRIMEIRO REI, POR PARTE DE UMA SENHORA QUE É PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL (NÃO ME RECORDO DO SEU NOME!); ESTA SENHORA, AFIRMA QUE D. AFONSO HENRIQUES FOI O CRIADOR DA NAÇÃO PORTUGAL, "IMPROVÁVEL".
VEM-ME À MEMÓRIA, UMA SÉRIE DE CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO BANCO DA ESCOLA, PARA REFUTAR ESTE ARGUMENTO, QUE CONSIDERO DE UMA POBREZA INTELECTUAL INQUALIFICÁVEL.
TODOS OS NOSSOS GRANDES HISTORIADORES (REFIRA-SE QUE UM HISTORIADOR ADQUIRE ESSE ESTATUTO PELOS SEUS PARES, PELO SEU EXAUSTIVO TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA-CIENTÍFICA, ONDE CABERÁ OBVIAMENTE O PROF. HERMANO JOSÉ SARAIVA, QUANDO EDUCADAMENTE ASSIM FOR PROSCRITO NO FUTURO DAS REFERÊNCIAS, DA DISCIPLINA HISTÓRIA), DIZIA EU....OS NOSSOS MAIORES HISTÓRIADORES, ALEXANDRO HERCULANO, OLIVEIRA MARTINS, JOSÉ SERRÃO, SÃO UNÂNIMES EM CONSIDERAR QUE O CONDADO PORTUCALENSE, FOI UMA VITÓRIA CULTURAL, DE AMBIÇÃO POLÍTICA GENIOSA DE D. AFONSO HENRIQUES, QUE ENCONTROU NO ESPAÇO GEOGRÁFICO CORRESPONDENTE AO NASCIMENTO DE PORTUGAL, CONDIÇÕES DE ESPECIFICIDADE DE UM "NACIONALISMO" PRÓXIMO AO LUSITANO VIRIATO, QUE POR SUA VEZ ENCONTROU NAS DIVERGÊNCIAS DA SUA CLASSE SOCIAL, UMA FORMA DE SE AUTONOMIZAR, DE SE DIFERENCIAR, POLITIZANDO OS SEUS MEIOS A FAVOR DE UMA APROVAÇÃO TÁCITA DA SANTA SÉ, QUER ATRAVÉS DAS GUERRAS DA RECONQUISTA, QUER ATRAVÉS DA DIVISÃO DOS ADVERSÁRIOS CASTELHANOS, PARA FORMALIZAR A SEPARAÇÃO DEFINITIVA DO CONDADO PORTUCALENSE, ATÉ HOJE (?!) INDEPENDENTE.
ESTES MESMOS HISTORIADORES, DIVERGEM PORÉM, NA CONCEPÇÃO ATLÂNTICA DE PORTUGAL DO SÉC. XII, ONDE EXISTEM OPINÕES CONTROVERSAS SOBRE A VISÃO POLÍTICA DE D. AFONSO HENRIQUES, NA FUTURA VIRAGEM PARA OS "DESCOBRIMENTOS" QUE, ALGUNS AFIRMAM JÁ ESTAR PRESENTE AQUANDO DA FUNDAÇÃO DE PORTUGAL.
ASSIM, A DEFESA DA PRIMEIRA FIGURA NACIONAL, NÃO CABE A PESSOAS QUE DELA NÃO TEM CONHECIMENTO TÉCNICO, HISTÓRICO, RETÓRICO, DIALÉCTICO OU CIENTÍFICO, PORQUE INDUZIRÁ EM "ERRO" A FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA QUE ASSISTIRÁ A ESTE DEBATE TELEVISIVO.
O QUE TEM A DIZER O ESTADO-MAIOR?????

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Blogger Indonesia