A ELABORAÇÃO DE UM PARECER CONSTITUCIONAL
A CONSTITUIÇÃO É A LEI DE MAIOR IMPORTÂNCIA FORMAL.
COMO OUTRAS, ANACRÓNICAMENTE COM O MESMO DEVER JURÍDICO, COMO SEJAM OS TRATADOS INTERNACIONAIS QUE SENÃO SOBREPOSTOS À LEI MÁXIMA, MAS COM ELA COORDENADOS.
PARA FAZER A ANÁLISE (RÍDICULA) DE UMA DÚVIDA LEGAL SUSCITADA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (AO QUE PARECE SER, OFICIALMENTE), NUM DIPLOMA DESTA NATUREZA, OU SEJA, DE CARÁCTER ECONÓMICO, O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL UTILIZA DIVERSAS FONTES DO DIREITO, CORRELACIONA A INTENÇÃO DA LEI COM AS LEIS ANTERIORES E AS LEIS QUE POSTERIORMENTE DELA DERIVAM, E ANALISA AS HIERARQUIAS DAS NORMAS EM ESTUDO COM OUTRAS CORRESPONDÊNCIAS IMEDIATAS, NOMEDAMENTE NESTE CASO PARTICULAR, COM AS NORMAS DO DIREITO ECONÓMICO EUROPEU.
CHEGADOS A ESTA FASE, O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, ADMITE POSSIBILIDADES DE REVISÃO CASO DE VERIFIQUE INCOMPATIBILIDADES OU A SUA NULIDADE POR VIA DE LAPSO DE FORMA, OU A SUA INCONSTITUCIONALIDADE MATERIAL.
NÃO SENDO ESTA LEI, UMA ANÁLISE QUE PELA SUA NATUREZA ÓBVIA (ECONÓMICA), NÃO FUNDAMENTA A ANÁLISE PROFUNDA E CUIDADA DE UM ORGÃO INSTITUCIONAL COMO É O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, E QUE AO DEPARAR-SE COM UMA LEI DE CONJUNTO MERAMENTE FUNCIONAL ENCONTRA POR ISSO NOS CÁLCULOS FISCAIS E FINANCEIROS, MATÉRIA PASSÍVEL DE INCONSTITUCIONALIDADE, ANTES DE MAIS ATRAVÉS DO PRÍNCIPIO DE IGUALDADE E EQUIDADE, MAS MAIS IMPORTANTE AINDA, A SUA TOTAL DESFASATEZ PERANTE A LEI COMUNITÁRIA VIGENTE, DA QUAL NÃO PODE SER ALIENADA, DADO QUE AS FINANÇAS LOCAIS SÃO OBJECTO PERMANENTE DE ATRIBUIÇÃO DE FUNDOS E DE FISCALIZAÇÃO EXTRA-ESTATAL.
ASSIM, UMA NORMA DESTA NATUREZA AVALIADA COMO DE IMPORTANTE INTERESSE NACIONAL PORQUE A ELA SE REFERE O ORÇAMENTO DE ESTADO, PROVOCA NAS NORMAS DIRECTA OU INDIRECTAMENTE IMPLICADAS UMA INCONSTITUCIONALIDADE PRIMEIRAMENTE AGRESSIVA QUANDO EM FACE DO PRIMADO DA LEI, E DEPOIS DANOSA (E AQUI, AINDA MAIS INCONSTITUCIONAL SE TORNA) PORQUE TOMA A FORMA DE PERDAS AO COLECTIVO E SIMULTANEAMENTE AO PARTICULAR.
ESTA NORMA, AO INTERFERIR COM O MERCADO LIVRE DE CIRCULAÇÃO DE BENS E PESSOAS DA ESFERA EUROPEIA, TOMA PROPORÇÕES TÃO GRAVES, QUANTO AQUELAS QUE SÃO DIRECTAMENTE APLICADAS AO ESTADO PREVARICADOR, QUER EM FORMA DE COIMAS, QUER EM FORMA DE INIBIÇÕES LEGAIS.
TOMARAM NOTA?
COMO OUTRAS, ANACRÓNICAMENTE COM O MESMO DEVER JURÍDICO, COMO SEJAM OS TRATADOS INTERNACIONAIS QUE SENÃO SOBREPOSTOS À LEI MÁXIMA, MAS COM ELA COORDENADOS.
PARA FAZER A ANÁLISE (RÍDICULA) DE UMA DÚVIDA LEGAL SUSCITADA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (AO QUE PARECE SER, OFICIALMENTE), NUM DIPLOMA DESTA NATUREZA, OU SEJA, DE CARÁCTER ECONÓMICO, O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL UTILIZA DIVERSAS FONTES DO DIREITO, CORRELACIONA A INTENÇÃO DA LEI COM AS LEIS ANTERIORES E AS LEIS QUE POSTERIORMENTE DELA DERIVAM, E ANALISA AS HIERARQUIAS DAS NORMAS EM ESTUDO COM OUTRAS CORRESPONDÊNCIAS IMEDIATAS, NOMEDAMENTE NESTE CASO PARTICULAR, COM AS NORMAS DO DIREITO ECONÓMICO EUROPEU.
CHEGADOS A ESTA FASE, O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, ADMITE POSSIBILIDADES DE REVISÃO CASO DE VERIFIQUE INCOMPATIBILIDADES OU A SUA NULIDADE POR VIA DE LAPSO DE FORMA, OU A SUA INCONSTITUCIONALIDADE MATERIAL.
NÃO SENDO ESTA LEI, UMA ANÁLISE QUE PELA SUA NATUREZA ÓBVIA (ECONÓMICA), NÃO FUNDAMENTA A ANÁLISE PROFUNDA E CUIDADA DE UM ORGÃO INSTITUCIONAL COMO É O TRIBUNAL CONSTITUCIONAL, E QUE AO DEPARAR-SE COM UMA LEI DE CONJUNTO MERAMENTE FUNCIONAL ENCONTRA POR ISSO NOS CÁLCULOS FISCAIS E FINANCEIROS, MATÉRIA PASSÍVEL DE INCONSTITUCIONALIDADE, ANTES DE MAIS ATRAVÉS DO PRÍNCIPIO DE IGUALDADE E EQUIDADE, MAS MAIS IMPORTANTE AINDA, A SUA TOTAL DESFASATEZ PERANTE A LEI COMUNITÁRIA VIGENTE, DA QUAL NÃO PODE SER ALIENADA, DADO QUE AS FINANÇAS LOCAIS SÃO OBJECTO PERMANENTE DE ATRIBUIÇÃO DE FUNDOS E DE FISCALIZAÇÃO EXTRA-ESTATAL.
ASSIM, UMA NORMA DESTA NATUREZA AVALIADA COMO DE IMPORTANTE INTERESSE NACIONAL PORQUE A ELA SE REFERE O ORÇAMENTO DE ESTADO, PROVOCA NAS NORMAS DIRECTA OU INDIRECTAMENTE IMPLICADAS UMA INCONSTITUCIONALIDADE PRIMEIRAMENTE AGRESSIVA QUANDO EM FACE DO PRIMADO DA LEI, E DEPOIS DANOSA (E AQUI, AINDA MAIS INCONSTITUCIONAL SE TORNA) PORQUE TOMA A FORMA DE PERDAS AO COLECTIVO E SIMULTANEAMENTE AO PARTICULAR.
ESTA NORMA, AO INTERFERIR COM O MERCADO LIVRE DE CIRCULAÇÃO DE BENS E PESSOAS DA ESFERA EUROPEIA, TOMA PROPORÇÕES TÃO GRAVES, QUANTO AQUELAS QUE SÃO DIRECTAMENTE APLICADAS AO ESTADO PREVARICADOR, QUER EM FORMA DE COIMAS, QUER EM FORMA DE INIBIÇÕES LEGAIS.
TOMARAM NOTA?
0 Comments:
Post a Comment
<< Home