Saturday, January 20, 2007

ARGÉLIA. PONTO FINAL

A IMPRENSA PUBLICOU NO DECORRER DA SEMANA TRANSACTA, QUE A PÚBLICA DE GÁZ ARGELINO SONATRACH DECLINOU UMA PROPOSTA DE PARTICIPAÇÃO DE 5% NO CAPITAL DA E.D.P.
PORÉM, SEGUNDO INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA NOTICIOSA "LUSA" CONTROLADA PELO GOVERNO, UMA REPRESENTANTE DE NEGÓCIOS DA EMBAIXADA DA ARGÉLIA EM LISBOA, DESMENTIU A NOTÍCIA ANTERIOR, DIZENDO QUE AS NEGOCIAÇÕES COM A SONATRACH ESTAVAM A DECORRER.
O GOVERNO DA ARGÉLIA, PORTANTO, NÃO SABE EXACTAMENTE O QUE QUER.
INFELIZMENTE, PARA ARGEL, EU SEI.
O NEGÓCIO DE OLEODUTOS QUE SERVEM, TODA A EUROPA MEDITERRÂNICA, E QUE SÃO CONTROLADOS POR INÚMEROS PAÍSES DA REGIÃO DA ÁSIA MENOR, TURQUIA, BIRMÂNIA, CAZAQUISTÃO, CURDISTÃO, ETC, COM UM ACORDO DO MERCADO DE LIMITAÇÃO SOBRE RECURSOS ENERGÉTICOS QUE, SERVE OS INTERESSES DA GRANDE RÚSSIA, NÃO É ESTÁVEL.
O ACORDO BASEIA-SE NA PALAVRA DE CAVALHEIROS QUE, QUALQUER MONOPÓLIO DE GIGANTES DISTRIBUIDORES, NÃO AFECTA A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS.
ORA, A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS PERTENCE AOS PAÍSES EXPORTADORES, E NÃO AOS DISTRIBUIDORES.
PARA SERVIR A EUROPA DOS IMBECIS, AS COMPANHIAS ESTATAIS DESSES PAÍSES NÃO SOFREM DO IMPOSTO SOBRE RECURSOS NATURAIS, QUE INDIRECTAMENTE ME FAVORECE O PREÇO DA MATÉRIA-PRIMA.
OU SEJA, O PREÇO É CONTROLADO PELO ESTADO RECEPTOR E NÃO, PELO ESTADO EMISSOR.
PORQUÊ?
PORQUE O ESTADO EMISSOR ESTABELE UM PREÇO DE CONSUMIDOR EM MONÓPOLIO, E O MERCADO COMUM LIBERAL ENERGÉTICO EUROPEU NÃO EXISTE.
SE POR UM LADO, A FALTA DE INTELIGÊNCIA DA COMUNIDADE EUROPEIA, E DE TODOS (E SEM EXCEPÇÃO DE TODOS OS GOVERNOS DA EUROPA), NÃO APLICAM NO CONSUMO DE ENERGIA UMA TARIFA IMPOSIDORA SOBRE OS PRODUCTORES, O MERCADO É REGULADO NA FONTE DA MATÉRIA-PRIMA.
AGORA, EIS A QUESTÃO:
SERÁ QUE OS PAÍSES PRODUCTORES TÊEM "JOGO" PARA SE ADPTAREM A UMA MANOBRA FINANCEIRA DO DISTRIBUIDOR, COMO SEJA, A APLICAÇÃO DE TARIFAS DE CONSUMO MEDIANTE OS CONTRATOS JÁ EFECTUADOS???
ATENÇÃO, QUE A PRÓXIMA CARTA, EU JÁ ESTOU Á ESPERA!!!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Blogger Indonesia