Saturday, February 03, 2007

CRAAL SAGRADO DO CHAIMITI

JANEIRO DE 1993 - APONTAMENTOS DA AULA:
EM 1894, INICIARAM-SE OS PROBLEMAS COM A TRIBO DOS TSONGA, CAUSADOS PELA DECISAO DOS PORTUGUESES DE AUMENTAR OS IMPOSTOS SOBRE AS PALHOTAS EM 50% (???........), E TAMBÉM DEVIDO À REBELIÃO DA MACHONA POR UMA DISPUTA DE TERRAS, E A SUA REVOLTA IRIA CONTAGIAR OUTROS REGNOS VIZINHOS.
A PROXIMIDADE DOS TSONGA, A LOURENÇO MARQUES ERA PREOCUPANTE, DAÍ QUE SE PROCEDESSE À MOBILIZAÇÃO DE EFECTIVOS MILITARES NA ZONA ENVOLVENTE A A LOURENÇO MARQUES.
COMO ERA DE ESPERAR, OS TSONGA ATACAM A CIDADE DE LOURENÇO MARQUES A 14 DE FEVEREIRO DE 1894 COM 1500 GUERREIROS, TENDO SIDO DERROTADOS, E TENDO ESTA VITÓRIA TIDO UM FEITO MORALIZADOR DOS PORTUGUESES; ENTRETANTO, CÉCIL RHODES OFERECE-SE PARA SERVIR DE MEDIADOR NESTE CONFLITO, VISTO TER BOAS RELAÇÕES COM O REGNO DOS TSONGA.
ENTRETANTO, NAVIOS INGLESES E FRANCESES APROXIMAM-SE DO PORTO DE LOURENÇO MARQUES (????......!); E, EM 1894, CARLOS LOBO D'ÁVILA NOMEIA PARA MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, ANTÓNIO ENES, E ESTE, REÚNE COM O ESTADO-MAIOR,E FORMA UMA ESPÉCIE DE ELITE DO EXÉRCITO, ONDE ENTRE OUTROS, ESTAVAM PAIVA COUCEIRO E MOUZINHO DE ALBUQUERQUE.
A PSICOSE (???...!)DO CERCO A LOURENÇO MARQUES PERSISTIU.
PELO QUE, ANTÓNIO ENES TOMA A DECISÃO DE ARMAR UMA EXPEDIÇÃO PARA ENTRAR NO TERRITÓRIO DOS TSONGA; NESTA ACÇÃO PARTICIPAM PAIVA COUCEIRO E AIRES DE ORNELAS. A EXPEDIÇÃO ACAMPA A 1 DE FEVEREIRO NAS PROXIMIDADES DE MARACUENE, E NO DIA 2 DE FEVEREIRO DE 1985, SÃO ATACADOS POR 3000 HOMENS, JÁ APOIADOS POR GUNGUNHANA;
A VITÓRIA PORTUGUESA É TOTAL E REDUNDANTE!
EM JUNHO DE 1895, CHEGA A LOURENÇO MARQUES, O ÚLTIMO DESTACAMENTO DE MILITARES PORTUGUESES QUE PERFAZIAM AGORA 3000 HOMENS.
NESTE MOMENTO, ANTÓNIO ENES PREPARA-SE PARA INICIATIVA FINAL CONTRA GUNGUNHANA; ESTE, QUE SE DIZIA VASSALO DO REI DE PORTUGAL MANTINHA COM A B.S.A.C. UM ACORDO DE VASSALAGEM.
NESTA ACÇÃO NEGOCIAL, GUNGUNHANA EXIGE AOS PORTUGUESES A CEDÊNCIA DE TERRITÓRIOS DE RÉGULO BÁTUA E AINDA 1000 ESPINGARDAS. DEPOIS DESTA PROPOSTA, O GOVERNO PORTUGUÊS OPTA PELA VIA MILITAR, CONFRONTANDO-O COM UMA CARTA COM 14 CONDIÇÕES, A QUE GUGUNHANA DEVIA ACEDER.
ANTÓNIO ENES CONTAVA COMA RECUSA DE GUGUNHANA, MAS ELE DISSE QUE SIM, DESDE QUE AS TROPAS PORTUGUESAS ABANDONASSEM OS SEUS TERRITÓRIOS.
COMO RESPOSTA, ANTÓNIO ENES MANDA REGRESSAR JOAQUIM JOSÉ DE ALMEIDA E MANDA AVANÇAR A 1.ª COLUNA MILITAR. DÁ-SE PORTANTO, A BATALHA DE MAGUL ONDE OS PORTUGUESES GANHAM.
EM NOVEMBRO DESSE ANO, O CORONEL EDUARDO GALHARDO CHEGA ÀS PROXIMIDADES DE MANJACAZE, E SÃO ATACADOS POR 15.000 GUERREIROS DO GUNGUNHANA, MAS OS PORTUGUESES UTILIZAM A TÉCNICA DO "QUADRO" (!!!!....)
AOS OLHOS INTERNACIONAIS, PORTUGAL DEMONSTRAVA A SUA CAPACIDADE DE "OCUPAÇÃO EFECTIVA" E DE MANTER A PX EUROPEIA DOS TERRITÓRIOS OCUPADOS.
MOUZINHO DE ALBUQUERQUE QUE PROCURAVA CAPTURAR GUNGUNHANA, ECONTRA FINALMENTE O SEU PARADEIRO NAS MARGENS DO RIO LIMPOPO; PREPARA, ENTÃO UMA EXPEDIÇÃO PEQUENA E PARTE EM DIRECÇÃO AO CRAAL SAGRADO DO CHAMITI, ONDE ENFIM, PRENDE GUNGUNHANA.
FIM DA AULA.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Blogger Indonesia