Saturday, January 27, 2007

D. JOÃO I, MESTRE DE AVIZ (MEU OCTASAGÉSIMO TIO-AVÔ)

VOU-VOS CONTAR, A HISTÓRIA DA PROCLAMAÇÃO DE D.JOÃO I, MESTRE DE AVIZ (DE QUEM EU SOU DESCEDENTE).
EM 1385, D. FERNANDO MORRE. COMO ESTAVA CASADO COM D. BEATRIZ QUE ERA CASTELHANA, GERA-SE A MAIS GRAVE CRISE SUCESSÓRIA DE PORTUGAL.
D. BEATRIZ TORNA-SE REGENTE, E O REINO FICA À MERCÊ DE CASTELA.
APRESENTAM-SE COMO SUCESSORES AO TRONO, UMA SÉRIE DE PESSOAS.
MAS, NA VERDADE A POPULAÇÃO NÃO ESTAVA MINIMAMENTE INTERESSADA EM FOSSE QUEM FOSSE, VISTO QUE D. JOÃO I ERA FILHO BASTARDO, MAS ERA 100 % PORTUGUÊS.
OU SEJA, D. JOÃO I TINHA CRESCIDO QUER JUNTO DA ARISTOCRACIA MAIS PRESTIGIADA, QUER NO MEIO DO POVO, E PORTANTO TINHA MUITOS AMIGOS.
UM BELO DIA, JÁ CANSADOS DESTE TERRÍVEL DESACORDO, OS AMIGOS MAIS PRÓXIMOS DE D. JOÃO I PLANEIAM O SEGUINTE GOLPE PALACIANO:
D. NUNO ÁLVARES PEREIRA QUE ERA UM AFAMADO CAVALEIRO, E O MELHOR AMIGO DE D. JOÃO I, E MAIS OUTRO AMIGO, VÃO ATÉ AO PALÁCIO DE LEIRIA, ONDE ESTAVA CORTE, E PEDEM UMA AUDIÊNCIA, E SÃO RECEBIDOS DE MANHÃ.
O AMIGO JOÃO PESTANA, FICOU À PORTA E PASSOU A MENSAGEM AO POVO DE LEIRIA QUE O MESTRE DE AVIZ ESTAVA A TENTAR FAZER UM ACORDO COM A REGENTE, E TODA A GENTE FICOU À ESPERA...
ENTRETANTO NOS PAÇOS, O MESTRE DE AVIZ DIZIA A D. BEATRIZ QUE ERA TEMPO DE SE RESOLVEREM, CASO NÃO SE RESOLVESSEM A BEM, RESOLVIA ELE A MAL.
MAS A D. BEATRIZ, MUITO BEM ACOMPANHADA DO SEU PRIMO QUE ERA SUCESSOR AO TRONO DE CASTELA, ESTEVE-SE NAS TINTAS, DADO QUE SABIA QUE MESMO QUE OS AMIGOS DE D. JOÃO I FIZESSEM UMA GUERRA, ÍA SER MUITO DÍFICIL GANHAREM SOZINHOS CONTRA CASTELA (ELES ERAM APENAS TRÊS CAVALEIROS E OS SEUS FÍEIS SÚBDITOS), NESTE MOMENTO, ERAM JÁ UMAS 11 MEIA DA MANHÃ, E O PAJEM QUE ACOMPANHAVA O MESTRE DE AVIZ, RECEBE UM PISCAR DE OLHOS...E CORRE PARA A VARANDA E GRITA: "ESTÃO A MATAR O MESTRE!...ESTÃO A MATAR O MESTRE!..ESTÃO A MATAR O MESTRE!!"
OS CASTELHANOS NÃO ESTAVAM À ESPERA DAQUELE CONTRA-GOLPE....COMEÇA-SE A JUNTAR UMA MULTIDÃO EM REDOR DO PALÁCIO...QUE OS QUERIA MATAR A TODOS!...E NO MEIO DAQUELA COMOÇÃO POPULAR, O MESTRE DE AVIZ APARARECE À JANELA E DIZ QUE ESTÁ TUDO BEM, JÁ COM A GARANTIA DOS CASTELHANOS QUE O TRONO ERA SEU, OU ENTÃO....QUE SE DESENRASCASSEM COM O POVO!!!
MUITO CALMAMENTE, DÁ SAÍDA À D. BEATRIZ E AO SEU SÉQUITO (QUE NÃO PODIA MATAR, ESTÁ-SE BEM A VER PORQUÊ!!), E É ALI MESMO PROCLAMADO REI DE PORTUGAL!!!!
ENTRETANTO, MAIS TARDE OS CASTELHANOS JURAM VINGANÇA, MAS PERDEM EM ALJUBARROTA, ETC, ETC...
D. JOÃO I CASA COM D. FILIPA DE LENCASTRE, PRINCESA DE INGLATERRA, DE QUEM TEM UMA SÉRIE DE FILHOS, MAS A SUA FILHA FAVORITA ERA A CAÇULA, DE QUEM NUNCA SE QUIS SEPARAR.
MAS, DADO AS CONDIÇÕES DA SUA REGÊNCIA, NO SENTIDO DE FORTIFICAR A INDEPENDÊNCIA, ESTABELECE UM CASAMENTO DE ESTADO COM D. JORGE DE INGLATERRA E SUA FILHA CATARINA, MAS QUE DIFICILMENTE SE REALIZOU.
DADO QUE, D. JOÃO I ARRANJAVA SEMPRE DESCULPAS PARA NÃO MANDAR A RAPARIGA PARA INGLATERRA.
A COMITIVA CHEGOU A PARTIR DUAS VEZES DE LEIRIA, E VOLTAR PARA TRÁS, POR ORDEM DO REI.
LÁ SE ACABOU POR CONVENCER, E D. CATARINA LÁ ACABOU POR CASAR COM O REI DE INGLATERRA.
E NO DOTE, LEVOU CEUTA E TÂNGER!
;))

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Blogger Indonesia